sexta-feira, 4 de junho de 2010

MARKETING PERMANENTE

Compor a identidade / conceito do governo

O primeiro passo para compor a identidade de um governo é a definição do conceito que se pretende fixar e passar para a opinião pública. Trata-se de estabelecer o QUÊ, que abriga a identidade, a coluna vertical, que se extrai a partir de uma lupa sobre os programas prioritários. Na administração pública, trabalha-se com muitos aspectos, muitas idéias, que podem acabar resultando numa colcha de retalhos. A identidade acaba sendo canibalizada pela multiplicidade de ângulos e os governos e parlamentares ficam sem diferencial de marca, de postura, de idéias, de valores. Por isso mesmo, do conjunto programático, deve-se selecionar as ênfases e agrupá-las em torno de três ou quatro grandes áreas. A seleção de áreas prioritárias gerará conceitos-chave, palavras de comando, idéias-síntese que servirão para balizar o programa de comunicação da administração.

Alterar ou corrigir o conceito do governo

Pode-se corrigir, alterar ou mesmo formar o conceito no meio da gestão? È possível, mas os custos serão mais onerosos. Quem começa antes tem mais tempo para desenvolver e aperfeiçoar idéia centrais. Se, depois de algum tempo, a administração ainda não consegui estabelecer seu conceito, sugere-se a imediata mudança de rota. A bateria da comunicação terá então que repercutir de maneira mais forte, em função do tempo menor que se disporá para internalizar os programas e idéias junto à sociedade, e o custo será maior. O que não aconselhamos, sob nenhuma hipótese, é formar um conceito em cima de coisas inexistentes. O marketing se apóia em idéias, em ações, fatos.

Pesquisar as expectativas da população

Marketing sem pesquisa é chute. Nenhum administrador, por mais competente e intuitivo, pode criar um programa de governo sem consultar a comunidade e investigar aspirações, anseios, vontades e expectativas, que darão ao programa de marketing o devido balizamento. De seis em seis meses, é aconselhável uma pesquisa de opinião, qualitativa ou quantitativa, para aferição do clima ambiental. A pesquisa qualitativa, para conferência de padrões administrativos, oferece a vantagem de maior aprofundamento de questões relativas aos rumos dos governos. Trata-se de um tipo de pesquisa praticamente inexplorado pelos governos, apesar de ser bastante usado nas campanhas eleitorais.

Compor o conceito visual

A formação do conceito se complementa com o programa de identidade visual das administrações, em que se definem as cores, o logotipo, o slogan (conceito, frase-síntese), as tipos e as matrizes das letras com suas aplicações nos materiais, previstas no plano de harmonização visual da administração. È a vestimenta que passará para a sociedade, num primeiro momento, inputs contendo os conceitos de modernidade, agilidade, eficiência, tecnologia, ética, seriedade, harmonia e beleza plástica.

Fonte: Gaudêncio Torquato - Tratado de Comunicação Organizacional e Política

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