quarta-feira, 9 de junho de 2010

O REFLEXO DA GLOBALIZAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA


A globalização é um processo de integração entre as economias e sociedades dos vários paises, especialmente no que se refere à produção e circulação de mercadorias e serviços. Tal processo vem se desenvolvendo muito rapidamente com o avanço da tecnologia e acordos internacionais, formando grandes blocos econômicos como a Alca, Mercosul, União Européia e Bacia do Pacífico. Esses blocos surgem com a finalidade de reduzir ou eliminar tarifas alfandegárias, aumentando a circulação de produtos e serviços. Porém, o gestor público deve estar atento a esses acordos, e levar em consideração o potencial de seu parque industrial, pois, diante de um mercado internacional altamente competitivo, é fundamental reorganizar e equipar as industriais locais, criando condições favoráveis para as empresas nacionais; Afinal de contas são essas empresas que geram empregos diretos e indiretos, contribuindo para a arrecadação de tributos, que ajudam na sustentação da máquina administrativa.
Com o advento desse processo mercantilista, cuja principal bandeira é a quebra dessas tarifas alfandegárias, que por sua vez propicia uma invasão de produtos importados, o que pode acarretar num grande abalo na economia local, se essa não estiver preparada para tal transformação, pois agora além de concorrer com as empresas locais, vão ter que se adaptar uma nova concorrência, muito mais severa e na maioria das vezes com melhor tecnologia o que lhes proporciona um melhor preço e qualidade no produto final, devido já estarem habituadas com o mercado internacional, consequentemente ocorrerá crises internas na economia, desencadeando problemas sociais, pois, sem condições para acompanhar a evolução do mercado e dos produtos comercializados, as empresas locais podem fechar suas portas, ocasionando uma diminuição do PIB, e mexendo com a balança comercial. O país passará a importar mais do que exportar, esse quadro é desfavorável para qualquer economia, e consequentemente provocará um aumento do numero de desempregados, potencializando a pobreza no país, haja vista, que diminuindo o poder aquisitivo da população, a circulação de produtos e serviços tende a ter um decréscimo, afetando o crescimento do país.
A evolução capitalista tem alguns efeitos colaterais. Devido às economias estarem interligadas, os paises ficam mais vulneráveis a toda e qualquer crise local, refletindo e desencadeando verdadeiras crises na economia mundial, o chamado "efeito dominó na globalização", onde uma peça pode derrubar todas as outras.
Agora focando para a questão da gestão publica nesse processo, é fundamental analisar os reflexos dessa globalização. Partindo do pressuposto da aglutinação das economias, chego a seguinte conclusão, o administrador publico deve estar sempre atento, a tudo o que acontece ao seu redor e também no que acontece nos quatro cantos do mundo, pois, o que ocorre no outro lado do planeta pode afetá-lo direta ou indiretamente, um exemplo prático é o que aconteceu recentemente com a crise na bolsa de valores no mundo inteiro, provocada simplesmente porque o povo americano diminuiu a compra da casa própria, provocando uma crise no mercado imobiliário norte americano, gerando dessa forma, um aumento das taxas de juros internacionais, e consequentemente uma queda das ações no mercado de capitais, fazendo as bolsas de valores despencarem nos quatro cantos do planeta, é fácil perceber a fragilidade desse processo, onde ações, acontecimentos e até mesmo especulações, ditam o caminho a ser seguido.
Aqui no Brasil essa crise provocou além da queda da bolsa, mexendo com o câmbio, valorizando o dólar frente ao real; isso tem influência direta na balança comercial do país (superávit), devido, estar ligado à exportação e importação de mercadorias e serviços, além de ditar as regras do índice que mede o risco país, que nada mais é do que uma avaliação que os investidores internacionais levam em consideração para fazer novos investimentos no Brasil.
Outro ponto muito relevante provocado por esse processo de globalização é o avanço da tecnologia e consequentemente na velocidade das informações, a internet é uma grande ferramenta na divulgação e rapidez com que essas informações se difundem, influenciando e despertando um raciocínio critico na população que a ela tem acesso, pena que esse é um número mínimo diante do número de habitantes do nosso país, pois, um povo esclarecido, sai de sua passividade e começa a cobrar seus direitos, e justamente por saber seus direitos e deveres, não se contenta com qualquer coisa. Desta maneira é simplório o entendimento de que o caminho para o desenvolvimento é a educação, aliado a evolução intelectual de seu povo, só assim mudaremos essa cultura do jeitinho brasileiro, porque ao contrario do que muitos pensam, só nos atrasa ainda mais, impedindo de concretizarmos o sonho de ver o Brasil rico e desenvolvido, estreitando esse abismo social e cultural no povo brasileiro.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-reflexo-da-globalizacao-na-gestao-publica-2106166.html"

Nenhum comentário:

Postar um comentário